Lendas de Abaeté Mangueira, 1973

Lendas de Abaeté - Mangueira, 1973

Lendas de Abaeté - Mangueira, 1973Há mais de quatro séculos, a poética, romântica e decantada Bahia de São Salvador, de tantas tradições históricas, revela um infinito manancial de arte e cultura que se difunde entre seus monumentos. Nos hábitos e costumes, nas suas lendas de mistérios inspirados em devoções ancestrais ou em fatos de uma civilização, é na Bahia que, num alento como de sonho, a alma e o coração se enlevam em sentimentos puros de amor pelas coisas de Nossa Terra.

Em cada paisagem, em cada cena repetida de seus usos e costumes, existe um mundo de recordações e encantamentos que deslumbram a quantos admiram seus horizontes magníficos. Os cânticos e versos em louvor e triunfo que nos falam de seus heróis, de suas glórias, de suas histórias, são a imagem viva das tradições cívicas e culturais brasileiras. E a Bahia, na balada plangente de sua história, canta, no desdobrar dos séculos, com todo o seu amor a sua beleza. […]

Samba-Enredo

Autores: Preto Rico/Jajá/Manoel
Intérprete: Genaro da Bahia

Iaiá mandou ir a Bahia
No Abaeté para ver sua magia
Sua lagoa sua história sobrenatural
Que a Mangueira traz pra este Carnaval

Janaína agô… Agoiá
Janaína agô… Agoiá
Samba, curima com a força de Iemanjá

Oh! que linda noite de luar
Oh! que poesia e sedução
Branca areia, água escura
Tanta ternura no batuque e na canção
Lá no fundo da lagoa
No seu rito e sua comemoração

Foi assim
Que eu vi
Iara cantar
Eu vi
Alguém mergulhar
Para nunca mais voltar

O mar, os rios, os lagos e lagoas da Bahia guardam, encerrados em suas águas, reinos encantados de Iaras e Nereidas. Suas praias, perolando o litoral, oferecem um espetáculo magnifico que a todos deslumbra, e a brisa que sopra, constante, numa caricia sussurrante, vem beijar as verdes palmas dos coqueirais de Itapoã, a mais linda entre as lindas praias da Bahia. Ali pouco mais adiante, está a Lagoa Encantada de Abaetê. Seus mistérios e magias, ultrapassaram os tempos, e se conservam até hoje na tradição oral da história — e no Abaeté dizem todos, é onde fica o ‘Reino dos Encantados’.

P.S. Texto da revista: GRESEP de Mangueira – Carnaval 1973

P.S. Imagem topo: Jamelão durante o desfile ‘Lendas do Abaeté’, da Mangueira, em 1973 (Agência O Globo) / outra imagem capa da Revista GRESEP de Mangueira – Carnaval 1973 (fonte: Marcelo O’Reilly/Acadêmia do Samba)

P.S. Áudio do LP: Sambas de Enrêdo das Escolas de Samba do Grupo 1 / Gravação Original (1973, LP – AESEG – Top Tape) / áudio formato mp3/128Kbps

Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *