Escolha uma Página

RISADINHA – Seu verdadeiro nome é Francisco Ferraz Netto. mas devido a seu modo jovial de encarar a vida, sempre sorrindo, recebeu o apelido de “Risadinha”. Nascido em São Paulo, onde começou sua carreira radio-fônica, transferiu-se mais tarde para o Rio, tornando-se um dos mais caraterísticos defensores do samba carioca.

Campeão de Carnaval, como cantor e também como compositor, Risadinha especializou-se no chamado “samba de bréque”, do qual se tornou um dos melhores intérpretes.

Com este LP denominado “NA BATIDA DO SAMBA” homenageamos este bravo defensor de nossa música popular e também aos compositores que lhe deram seus maiores sucessos. Por este motivo, tratamos com todo o carinho da confecção deste LP, entregando ao maestro Vadico os arranjos e também a direção das orquestras que participam na gravação das diversas faixas. Vadico é também o pianista que aparece nas 8 músicas de “NA BATIDA DO SAMBA“.

A gravação deste LP teve lugar no Estúdio de Gravações Elétricas Limitada, no Rio de Janeiro, no dia 18 de julho de 1956, com a participação de três formações de orquestras.

As melodias “ESCURINHA“, “FALSA BAIANA“, “RISOLETA” e “FARAN-FAN-FAN” foram gravadas pela seguinte orquestra: 3 Saxes: Coruja, Walter e Monteiro; Pistão: Canuto; Trombone: Raul de Barros; Clarineta: Vivi; Guitarra: Menezes; Baixo: Vidal; Bateria: Trinca; Ritmo: Sebastião e Bide.

A segunda formação de orquestra que gravou os sambas “CONVERSA DE BOTEQUIM” e “MINHA PALHOÇA“, estava assim constituída: Flauta: Meireles; Clarineta: João Batista; Acordeão: Chiquinho; Trombone: Capilé; Guitarra: Menezes; Baixo: Vidal; Bateria: Doum e Trinca; Ritmo: Sebastião e Bide.

Finalmente, os sambas, “JOGO PROIBIDO” e “SE ACASO VOCÊ CHEGASSE“, com a seguinte formação orquestral: Clarineta: João Batista; Sax-tenor: Walter; Pistão: Laerte; Trombone: Raul de Barros; Guitarra: Menezes; Baixo: Vidal; Bateria: Sutê e Trinca; Ritmo: Sebastião e Bide.

texto contracapa do LP

Capa do LP: Na Batida Do Samba - Risadinha com Vadico e sua Orquestra, 1956

FAIXAS

(Continental LPP 39, LP)

A1. Se Acaso Você Chegasse
(Lupicínio Rodrigues / Felisberto Martins)

A2. Escurinha
(Geraldo Pereira / Arnaldo Passos)

A3. Risoleta
(Raul Marques / Moacyr Bernardino)

A4. Conversa De Botequim
(Vadico / Noel Rosa)

B1. Faran-Fan-Fan
(O.Silva / Athanásio Lima)

B2. Jogo Proibido
(Tancredo Silva / David Silva)

B3. Falsa Baiana
(Geraldo Pereira)

B4. Minha Palhoça (Se Você Quizesse)
(J. Cascata)