Escolha uma Página

O grupo Fundo de Quintal agora está de casa nova. Eles assinaram com a badalada gravadora carioca Biscoito Fino, que tem Chico Buarque em seu elenco.

“Nossa Verdade”, seu novo CD, marca o início desse contrato, que flagra a banda com três dos integrantes de sua formação original: Bira Presidente, Ubirany e Sereno, que tem atualmente a seu lado Ademir Batera, Ronaldinho e o fraldinha do time, Flavinho.

Bira Presidente, que também é o presidente do Cacique de Ramos, bloco criado há 50 anos e onde o Fundo de Quintal iniciou sua carreira, comemora a novidade.

“Na nossa trajetória de 34 anos, só tivemos espaços em gravadoras sendo convidados, nunca procuramos. Isso nos deixa orgulhosos, pois valoriza e mostra reconhecimento pelo nosso trabalho, que é baseado nas raízes do samba, com respeito e autenticidade.”

“Nossa Verdade” marca a entrada de Flavinho no grupo.

“O Flavinho é o mais novo do grupo, está conosco há dois anos, mas sabe tudo do samba, encarou a responsabilidade muito bem, e escuta muito a gente. Antes de entrar no Fundo, já havíamos gravado várias composições dele. É por isso que o nosso grupo nunca caiu, somos exigentes com quem entra.”

Já passaram pelo Fundo de Quintal nomes importantes do samba, entre os quais Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha e Almir Guineto. Por sinal, a contracapa do CD inclui as fotos de todos os integrantes da história do grupo.

NOSSA VERDADE - Fundo de Quintal, 2011 (Biscoito Fino - BF 379, CD)

contracapa do CD

“É uma homenagem a todos que nos ajudaram a chegar onde chegamos. Ninguém saiu do Fundo por briga, e sim para terem vontade de partir para outros projetos.”

Bira define “Nossa Verdade” como um trabalho que é a cara do seu grupo.

“O novo CD não tem novidades, mas vem muito mais autêntico. A batida da percussão procura se encaixar bem nas letras, nas harmonias, procuramos sentir cada música. Cada música tem um tratamento próprio, e conta com a nossa marca registrada.”

Fundador e presidente do Cacique de Ramos, Bira Presidente, que tem 74 anos de idade, recebeu uma ótima notícia há algumas semanas. O seu bloco será o tema do enredo da Mangueira no Carnaval 2012.

“Fiquei muito lisonjeado quando o Ivo Meirelles, presidente da Mangueira, nos comunicou que o Cacique de Ramos será o enredo deles em 2012. Isso, mesmo com muitos estados brasileiros tendo oferecido ótimos patrocínios a eles.”

O músico não se esquece da importância de Beth Carvalho para a trajetória do grupo.

“Ela tem uma história muito linda conosco, nos conheceu em 1977. Ela nos viu, adorou e nos apresentou ao produtor Rildo Hora. Aí, fomos convidados para tocar no disco que a Beth gravou e lançou em 1978, Pé no Chão, não tínhamos nem carteirinha da Ordem dos Músicos, na época.”

A primeira música a ser trabalhada do novo CD é outra prova do apego às raízes e à continuidade da carreira do grupo. Trata-se da faixa título, assinada por Sereno em parceria com seu filho, André Renato.

Fabian Chacur
R7

FAIXAS

(Biscoito Fino – BF 379, CD)

01. NOSSA VERDADE
Sereno / André Renato

02. LÁ DEBAIXO DA TAMARINEIRA
Flavinho Silva / Ronaldinho / André Rocha

03. TEU JOGO
Roque Silva / Diógenes Tiê / Gilberto Gomes / Flávio Cardoso

04. FÉ EM DEUS
Flavinho Silva

05. CACIQUE, A CONSAGRAÇÃO
Sereno / André Renato
part.: Beth Carvalho

06. COISA DA ROÇA
Sereno / Flávinho Silva / Ronaldinho

07. FERA NO CIO
Cleber Augusto / Jorginho Chinna / Djalma Falcão / Bicudo

08. PASSOU DA HORA
Flavinho Silva / André Renato / Marquinhos PQD

09. O BOM SONHADOR
Flávinho Silva / Ronaldinho / Marcelo Xingú

10. SUBTRAÇÃO
Sereno

11. O PODER DE CURAR
Arlindo Cruz / Sombrinha / André Rocha

12. ROMANCE PROIBIDO
Ubirany / Serginho Madureira / Capri

13. NOSSA BOSSA
Claudemir / Dado

14. LUZ DA ALVORADA
Dona Ivone Lara / Paulinho Carvalho / Delcio Carvalho

15. CONSELHO – Adilson Bispo / Zé Roberto
INSENSATO DESTINO – Acyr Marques / Chiquinho / Mauricio Lins