Escolha uma Página

Para algumas pessoas, Teresa Cristina é a esperança do samba para o futuro. A cantora relativamente jovem (nascida em 1968) fez uma estreia impressionante para a grande audiência com o álbum duplo “A Música De Paulinho Da Viola” em 2002. Teresa Cristina tem uma história mais longa no samba do que o álbum, embora, principalmente, por suas frequentes aparições em Rio elevou o bairro Lapa. Em seu lançamento de 2005 “A Vida Me Fez Assim“, a cantora confirmou as expectativas novamente e até compôs alguns sambas adoráveis ​​para esse álbum. Ainda fiel à sua tradição, continua a atuar em bares na Lapa.

A gravadora de Teresa achou que estava na hora de mostrar sua estrela frutífera a um público ainda maior, o público de observadores de DVD. Para aqueles que preferem apenas para ouvir, há, naturalmente, um CD também. A música é gravada em Niterói, a cidade do outro lado da bela baía do Rio. Pode parecer menos óbvio registrar o espírito da Lapa lá. No entanto, o Teatro Municipal de Niterói passa a ser uma peça absolutamente bela de arquitetura de teatro tradicional, o que também significa que ele se adapta perfeitamente como plano de fundo para o DVD. Teresa Cristina e o Grupo Semente pareciam se sentir em casa lá também.

Capa do CD: O Mundo É Meu Lugar - Ao Vivo - Teresa Cristina & Grupo Semente, 2005Teresa tem um encanto natural para capturar os corações de sua audiência. Sem qualquer ambição coreográfica, ela usa a expressão em seu rosto para ilustrar as letras. Isso, e a visão interna do teatro são os benefícios para os compradores de DVD. A música está perfeitamente gravada. As músicas dos dois álbuns de Teresa formam a principal fonte do repertório. A banda sabe de cor, e, como sempre, eles mostram prazer audível em realizá-lo. Outra boa qualidade do Grupo Semente é que eles servem como acompanhamento da cantora, sem roubar qualquer parte da noite de Teresa. Por outro lado, eles mostram sua habilidade impecável. A banda recebe uma música, “Já Era (Palavra)“, com vocais de Pedro Miranda. O Grupo Semente (Pedro Miranda, pandeiro e vocal, o marido de Teresa, Bernardo Dantas, o violão, João Callado, cavaquinho e Trambique, percussão) é ampliado por bons músicos. Ouvimos o produtor deste CD, Paulão 7 Cordas, na guitarra de 7 cordas; Esculeba, percussão; Rui Alvim, clarinete e Paulinho do Pandeiro, percussão.

A voz de Teresa Cristina está em boa forma. Ela coloca os sentimentos certos em sua voz no momento certo. Não um luxo supérfluo ao cantar sambas. Destaques são o dueto com bandleader Pedro Miranda sobre o muito agradável “Cem Mil Réis / Se Eu Pudesse” medley. O medley “Embala Eu / Samba-de-Roda / Chora Viola” está também entre meus favoritos. Você pode até ouvir um divertido cavaquinho de João Callado. É uma verdadeira alegria ouvir Cristina Buarque nos backing vocals, junto com Alfredo Del-Penho. Buarque admite que se sente mais confortável nesse modesto papel. No entanto, não há nada de errado com as poucas linhas que ela canta como solista no samba “Portela“. Cristina Buarque é um dos mentores musicais de Teresa. Ouvi-la aqui é um extra, e também mostra a gratidão de Teresa Cristina.

Simpatia, esse é o sentimento principal que prevalece depois de ouvir este álbum. Teresa Cristina poderia muito bem ser essa pessoa única, a esperança do samba para o futuro, num sentido metafórico. Tenho certeza de que há mais cantores talentosos do repertório de samba no rico ambiente cultural do Rio. Talvez o merecido sucesso de Teresa Cristina os estimule a mostrar seus rostos também. Entrementes nós apreciaremos escutar este cantor maravilhoso que entregou outra vez uma nada menos do que a parte nova maravilhosa da arte do samba.

FAIXAS

(Deckdisc – 22054-2, CD)

01. Gorjear Da Passarada
(Argemiro / Casquinha)
A Vida Me Fez Assim
(Teresa Cristina / Argemiro)

02. Acalanto
(Teresa Cristina)
O Mar Serenou
(Candeia)

03. Pra Que Discutir Com Madame
(Haroldo Barbosa / Janet de Almeida)

04. A Borboleta E O Passarinho
(Teresa Cristina)

05. Candeeiro
(Teresa Cristina)

06. Pedro E Teresa
(Teresa Cristina)

07. Pra Cobrir A Solidão
(Teresa Cristina / Zé Renato)

08. Já Era (Palavra)
(Mauro Duarte)

09. Cem Mil Réis
(Noel Rosa / Vadico)
Se Eu Pudesse
(Germano Augusto / Zé da Zilda)

10 . Onde A Dor Não Tem Razão
(Paulinho da Viola / Elton Medeiros)
Coração Leviano
(Paulinho da Viola)

11. Coração Imprudente
(Paulinho de Viola / Capinam)

12. O Meu Guri
(Chico Buarque)

13. Com A Perna No Mundo
(Gonzaguinha)

14. Cordão De Ouro
(Teresa Cristina / Roque Ferreira)

15. Doce Amor
(Nilson Gonçalves)
Se Tu Fores Na Portela
(Ventura)
Portela
(Teresa Cristina / Pedro Miranda)
part: Cristina Buarque

16 . Embala Eu
(Albaléria)
Samba-De-Roda
(D.R.)
Chora, Viola
(D.R.)