Escolha uma Página

Roda de Samba

147

Roda de Samba – 5 Só, 1970
Entré/CBS 04165, LP
por.: Marcelo Oliveira / 29 abr, 2017
Categoria(s).: Álbuns

Zuzuca (Adil de Paula) que no ano de 1960 ingressou na Ala dos Compositores do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, Wilson Moreira (Wilson Moreira Serra) que em 1955, foi um dos fundadores da ala dos compositores da Mocidade Independente e que no disco em questão (capa) consta como “Wilson Oliveira”, Gracia (Graciano Campos), também do Salgueiro, este tendo ingressado na Ala de Compositores no ano de 1958…

Baianinho ou Zito (Eládio Gomes dos Santos) – no disco em questão: Baiano – fundador e intregrante da Ala dos Compositores da Em Cima da Hora e, por fim, Jair do Cavaquinho (Jair de Araújo Costa) – Cavaco na capa do LP – sócio número 1 da Portela, formavam no final dos anos 60, o Grupo 5 Só e no ano de 1970, pela CBS, lançaram o primeiro LP chamado “Roda de Samba”. Esse LP foi gravado ao vivo na casa de Zuzuca com a Direção artística Hélcio Milito. Posteriormente lançaram o segundo e último disco do Grupo, chamado: “Fim de Festa” no ano de 1974. Com o término do grupo 5 Só, alguns componentes formaram outro grupo, A Turma do Ganzá.

No repertório além dos sambas compostos pelos integrantes: “Baiana Louca” de Baianinho; “A Tristeza de Maria” e “Balanço do Barco” de Gracia; “Esquinando”, “Viola do Pará” e “Poeira” de Zuzuca; “Eu e Minha Jangada” e “Mel e Mamão Com Açúcar” de Wilson Moreira, o grupo interpretou também Pelado com “Mulata Você Pra Mim é Tudo”, de Tininho “Te Dou Pancada” e por fim, de Dida/Wilson Medeiros: “Ritmo Novo”.

O disco é uma grande festa, uma roda de samba com muitos partidos de qualidade. Pena no LP não constar a ficha técnica, somente as faixas e seus respectivos autores.

Marcelo Oliveira

BAIANA LOUCA (Baianinho-Vizinho) # A TRISTEZA DE MARIA (Gracia-Duduca) # ESQUINANDO (Zuzuca) # BALANÇO DO BARCO (Gracia-José Reis) # EU E MINHA JANGADA (Wilson Moreira)

VIOLA DO PARÁ (Zuzuca-Sebastião Nunes) # POEIRA (Zuzuca-Benedito Reis) # MULATA VOCÊ PRA MIM É TUDO (Pelado da Mangueira) # TE DOU PANCADA (Tininho-Deuza) # MEL E MAMÃO COM AÇÚCAR (Wilson Moreira) RITMO NOVO (Dida-Wilson Medeiros)

P.S. Faixas fielmente transcritas da contracapa do LP